Ratatouille

Foto: Antonio Preggo

Prato consagrado da região da Provence, na França, o ratatouille é nutritivo, leve e simplesmente delicioso. Vale a pena fazer para receber os convidados na sua casa – o sucesso é garantido! 

Ingredientes

1 abobrinha grande em rodelas finas
1 berinjela em rodelas finas
1 colher (sopa) de curry
4 colheres (sopa) de azeite
meia cebola picada
2 dentes de alho picados
5 tomates sem pele e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de tomilho
1 ramo de alecrim
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de manjericão
1 pimentão amarelo em rodelas finas
1 pimentão vermelho em rodelas finas
meia cebola em rodelas finas

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a abobrinha e a berinjela e salpique 1 colher (chá) de curry por cima. Espalhe bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Escorra toda a água que formar e seque bem cada rodela com um papel-toalha. Reserve. 

Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e grelhe a abobrinha e a berinjela reservadas (colocando poucas rodelas por vez na frigideira, com cuidado para não amolecerem demais). Reserve.

Na mesma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione os tomates picados, o tomilho, o alecrim, a pimenta-do-reino e o manjericão. Cozinhe em fogo baixo até que o tomate comece a se desmanchar. Reserve.

Montagem

Em um recipiente refratário, cubra o fundo com o refogado dos tomates reservados e arrume as fatias de legumes, intercalando fatias de abobrinha, pimentões, cebola e berinjela (arrume os vegetais na vertical). Reserve.

Em um recipiente, misture o azeite, o curry restante, e regue os legumes reservados. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *